1º de Outubro - Dia Mundial do Vegetarianismo

9:28 PM Túlio Garcia 0 Comments

Segundo dados do Ibope, 9% da população brasileira é vegetariana. O Recife é a segunda capital do País com maior porcentagem de adeptos do vegetarianismo, com 11%, perdendo só para Fortaleza, que possui 14% da sua população de não comedores de carne. Hoje é celebrado o Dia Mundial do Vegetarianismo, mas você sabe o que quer dizer essa palavra?
Vegetarianismo ou vegetariasmo é um regime alimentar baseado no consumo de alimentos de origem vegetal, ou seja, define-se como a prática de não comer carne, aves, peixes, frutos do mar ou qualquer outro animal, com ou sem uso de laticínios e ovos.
O vegetarianismo pode ser adotado por diferentes razões. De acordo com a coordenadora do grupo Recife da Sociedade Vegetariana Brasileira existem três principais :
1) Ética – Uma das principais é o respeito à vida dos animais que, segundo Bárbara, devem ser considerados como sujeitos morais, ou seja, não ter práticas que contrariem os interesses deles como tirar suas vidas ou obter deles ingredientes que impliquem no confinamento para se extrair algo. Como, por exemplo, as vacas que permanecem presas a fim de que seu leire seja extraído para consumo humano.
2) Meio ambiente- o consumo de produtos de origem animal geram um impacto ambiental maior do que os de origem vegetal. Para se produzir carne, por exemplo, é necessário alimentar o animal para que ele cresça e engorde. Por isso, é necessário que se plante mais comidas como grãos (milho e soja), que poderiam estar poderia alimentando muito mais pessoas do que a carne desse animal. Isso implica uma área de agricultura muito superior. Sem falar no grande consumo de água se utiliza no processo de abate, no processamento das carnes e na produção de leite. Por último vem a grave poluição dos rios com fezes de animais, sangue e vísceras em grande volume, sem tratamento adequado gerando um risco grande para a saúde humana.
3) Saúde -Estudos científicos mostram que o não consumo de produtos de origem animal pode ser adotado em qualquer fase da vida. Os produtos de origem vegetal são capazes de suprir nutricionalmente o ser humano e ainda  reduz a incidência de varias doenças como diabetes, doenças cardíacas, obesidade, e câncer, especialmente os ligados ao sistema digestivo.
Existe uma grande variação de dietas vegetarianas em relação aos produtos que são ou não consumidos. A forma mais popular de vegetarianismo é oovolactovegetarianismo, que exclui todos os tipos de carnes, mas inclui ovos, leite e laticínios. Há também o lactovegetarianismo, que exclui todos os tipos de carne e também o ovo. Mas é consumido leite e os seus derivados. Outra forma de dieta vegetariana é o vegetarianismo estrito: neste, são excluídos todos os produtos de origem animal, como ovos, laticínios e mel. Há também os veganos que não consomem nada de origem animal em nenhuma área de suas vidas. Alimentação, vestuário, espetáculos ou qualquer outro tipo de atividade que envolva sofrimento animal é excluída da vida de uma pessoa vegana.


0 comentários: